Campanha Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo consiste na prevenção e combate a prática do suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, o nome da campanha esse ano de 2020 com o nome de “A vida é a melhor escolha!”.

O suicídio já faz parte das vinte principais causas de morte no mundo, estimam-se que ocorre um suicídio a cada 40 segundos, o ato consiste em uma ação de forma consciente executada pelo próprio indivíduo.

Geralmente esse indivíduo é levado por circunstâncias da vida a situações dramáticas, e enxergam o suicídio como única saída para aquela aflição que estar passando, nesses momentos o dialogo e apoio familiar, amigos são fundamentais para ajudar na superação desses momentos e evitar o suicídio.

Sinais de depressão:

– Tristeza intensa;
– Perturbações do sono;
– Pensamentos negativos;
– Desinteresse e apatia;
– Baixa autoestima;
– Descuido com a aparência;
– Dores físicas;
– Rejeição;
– Irritabilidade;
– Choro constante;
– Falta de vontade de fazer atividades simples;
– Mudanças comportamentais bruscas;
– Rejeição a determinados assuntos.

 Sinais de alerta do suicídio:

– Falta de esperança;
– Irritação, descontrole, desejo de vingança;
– Agir com imprudência ou se envolver em atividades de risco sem pensar;
– Sentir-se preso, não acha saída;
– Aumento do uso de álcool ou drogas;
– Isolamento de amigos, família e sociedade;
– Ansiedade, agitação, incapacidade de dormir ou dormir o tempo todo;
– Mudanças drásticas de humor;
– Ameaças de se machucar ou se matar.

O reconhecimento dos fatores de risco é determinante e pode ajudar, mas o acolhimento dos familiares e pessoas próximas ainda é a melhor alternativa. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda!

O Centro de Valorização da Vida (CVV) faz a prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail ou chat 24 horas, todos os dias.

Os contatos com o CVV podem ser feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.