Como identificar e ficar alerta para esse golpe.
A transação bancaria chamada Pix, já faz parte da nossa rotina, facilitando pagamentos, transferências bancárias através do smartphone de forma rápida e muito versátil, podendo ser feita de qualquer lugar que disponha de sinal de wifi apenas com alguns toques.
Hoje em dia o Pix é a transação mais utilizada pela população brasileira, operação criada pelo Banco Central que funciona por meio de chave eletrônica cadastradas, devido a essa facilidade e forma de operar que atrai os criminosos cibernéticos.
Golpes do Pix mais praticados
1. WhatsApp
Roubado ou Clonado
O criminoso ao entrar em contato com a suposta vitima, finge ser uma empresa e solicita que o usuário digite um código que é enviado pelo golpista, seja para autenticar, confirmar ou atualizar um cadastro.
Após essa operação esse código permite o acesso ao WhatsApp da vitima, clonando o perfil, instalando em outro aparelho o criminoso se passa pela vítima e realiza transações pelo Pix acionando os contatos pessoais daquele perfil pedindo transferências bancarias em nome da vitima.
Para evitar esse golpe ative a “configuração em duas etapas” na conta do WhatsApp, clique nos três pontos do menu, depois em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar > Escolha uma senha.
2. Falso
Comprovante
Operações de recebimento de Pix com pessoas desconhecidas são necessário checar os comprovantes para verificar se não são depósitos falsos, criminosos confeccionam comprovantes falsos e mandam para as vitimas simulando pagamentos realizados.
Nas operações realizadas através do Pix são feitas de forma quase instantânea, verifique se o pagamento chegou na sua conta, em caso de demora é um golpe e nunca houve o pagamento.
3. Falso QR Code
Algumas operações que utilizam o Pix é feita através de QR Code, muito comum em live durante a pandemia vimos bastantes empresas utilizando esse sistema, os criminosos baixam esses vídeos e criam um QR Code falso que direcionam para a conta do golpista.
Para evitar esse tipo de golpe verifique quem vai receber o pagamento, se o nome confere com o vídeo, veja que todos os dados de destino devem estar corretos, se a identificação do cliente é igual à fatura.

0 Comentários