Cuidado com o golpe da "Mão Fantasma"
O novo golpe na praça chamado de “Mão Fantasma” tem como objetivo roubar dados bancários e transferir o dinheiro das contas obtidas.
O novo golpe na praça chamado de “Mão Fantasma” tem como objetivo roubar dados bancários e transferir o dinheiro das contas obtidas.
O golpe inicia sendo aplicado por meio de ligação telefônica simulando uma ligação do seu banco ou instituição de cartão de crédito através de uma falsa central telefônica.
Na ligação os criminosos simulam um atendente realizando serviços de proteção bancaria pedindo que confirme seus dados bancários ou de cartão de crédito.
Outra forma encontrada pelos criminosos, é o envio de e-mails ou mensagens de texto com sinais alarmistas ou com falsos links que direcionam para falsos sites ou aplicativos maliciosos com finalidade de roubar dados financeiros.
Os aplicativos falsos permitem o acesso aos celulares das vitimas em tempo real, verificando telas, dados pessoais e bancários, as vitimas percebem um comportamento diferente nos seus smartphones, como aplicativos agindo por conta própria.
Os acessos indevidos por parte desses criminosos permitem transferência de valores, pagamento de faturas, boletos e solicitações bancarias como empréstimos, como se fosse o real proprietário daquele aparelho.
E como se proteger?
Como evitar cair no golpe da "Mão Fantasma"? Ter como fundamental a certeza que os bancos não entram em contato solicitando dados como senhas, ou enviam link ou aplicativos para seus clientes.
Em caso de dúvida entre em contato com seu banco ou instituição de cartão de crédito ou desloca-se a uma agencia mais próxima da sua residência, quando receber ligações dessa natureza tenha calma e desligue de imediato.
Nunca repasse dados ou entre em link suspeitos ou instale aplicativos desconhecidos, utilize sempre a autenticação ou verificação em duas etapas para obter uma maior segurança nos seus smartphones.
Evite baixar aplicativos bancários que não seja da loja oficial do sistema operacional do seu celular, os aplicativos oficiais são protegidos e seguros, e não necessitam de outros aplicativos adicionais para seu funcionamento.


0 Comentários